segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Castanhas no forno

Hoje é dia de São Martinho!

Reza a lenda que num dia de Novembro muito frio e chuvoso um cavaleiro romano que viajava em França encontrou debaixo de um castanheiro um mendigo, e vendo o pobre cheio de frio rasgou o seu manto e lhe deu a metade. De imediato a chuva parou, as nuvens se dissiparam e o Sol brilhou no céu e aqueceu o dia, por isso se espera sempre neste dia um "verão de S. Martinho". Depois do milagre, o cavaleiro converteu-se ao Cristianismo.

E neste dia, não falham as castanhas assadas! Por todo o país este dia é celebrado com castanha assada, água pé e jeropiga, nos empregos, em família, bairros juntam todos os vizinhos e passam a noite em festa. 
Para quem não sabe o aspecto da castanha ainda antes de ser apanhada, é assim:

Se estivesse na minha aldeia, as castanhas seriam assadas perto das brasas, apenas com uma golpada no meio, sem mais nada. Tanta vez que as comi assim... que saudades!
Mas, à falta de melhor, tem mesmo de ser no forno, e hoje tentei fazer da seguinte forma:
Dei-lhes um corte no meio, na horizontal, e mergulhei-as em água fria com sal (diz que é para a casca sair melhor). Depois coloquei-as, sem as secar, num recipiente de ir ao forno com bastante sal e um fio de azeite (este último opcional). Estiveram no forno à volta de 30-40m... parecem-me bem!

1 comentário: