segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pão feito em casa: Integral com sementes

Mais uma aventura! Desta vez puxei pela imaginação.
A minha mãe aconselhou-me a misturar sempre um pouco de farinha de trigo normal ás farinhas integrais ou de centeio, etc, que diz que ajuda a crescer melhor. E é verdade, o pão ficou baixinho, talvez devesse ter posto mais trigo. Mas ficaram bons, deliciosos, absolutamente divinais!!!  =) hum hum
Isto agora é como tudo na vida.. vai lá com a prática!!!!



400g de farinha de trigo integral
100g de farinha de trigo
10g de fermento fresco
400g (ou ml) de água morna
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de farinha de linhaça
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de sopa de sementes de girassol

Coloque a farinha num recipiente grande. À parte, misture o sal e o fermento na água morna até o fermento derreter. No recipiente da farinha, abra um buraco no meio e vá adicionando a água, mexendo com uma colher de pau em movimentos circulares. Mexa só até estar bem envolvida a massa. Agora deposite as sementes e a farinha de linhaça e misture bem.
Deixe repousar no recipiente, durante no mínímo uma hora. E bem tapado com um pano (até usei 2 panos, e cresceu muito bem). Muito bem tapadinho a crescer.



Ora com a massa crescida, polvilhe um tabuleiro ou uma superfície lisa com bastante farinha e deposite a massa, que ainda vai estar muito mole, mas à medida que vai agarrando a farinha vai ser possível moldá-la.
Fiz pãezinhos e um pão maior. 

Coloque no forno já pré-aquecido e em força média. Eu usei um pirex, ou o tabuleiro próprio do forno, bem polvilhados de farinha, e tapado com papel de alumínio. Depois de 25m exactos, retirar o papel alumínio e manter mais 15m. E já está!!!




1 comentário: