domingo, 9 de setembro de 2012

O prometido cheesecake

É das minhas sobremesas preferidas. Andava há tempos à procura na net da receita ideal, simples e rápida de fazer, mas ainda não tinha encontrado o que procurava.
Então a minha querida Carla um dia deu-me a chave para a minha felicidade: uma receita que era mesmo aquilo o que tanto procurei. E o resultado final... é um cheesecake que durou apenas.. umas duas horas!!! ahaha sim estou a exagerar.. durou mais. Ou não.

Ingredientes:
1 Pacote de bolacha Maria
50g de margarina
4 Queijos frescos pequenos ou 2 grandes
2 Pacotes de natas
5 Colheres de sopa de açúcar
4 Folhas de gelatina transparente (as ideiais são as que se vendem no super onde se vai de Janeiro a Janeiro, e até coloquei as 5 da embalagem e não veio mal ao mundo)
Doce de frutos vermelhos ou mirtilos (o meu preferido é o de frutos silvestres da marca do dito super).

Rala-se o pacote de bolacha Maria e junta-se a margarina derretida no microondas de modo a formar uma massa.
Forra uma forma de fundo amovível com essa massa e coloca no frigorífico para ficar consistente enquanto preparas o resto da receita. Optei por ainda antes de colocar a bolacha na forma, colocar papel vegetal de modo a ser mais fácil retirar.


Bater muito bem os queijos frescos (previamente esmagados com um garfo), com as natas e as colheres de açúcar e reservar.
Entretanto demolhar as folhas de gelatina em uma pouca de água e quando as mesmas ficarem moles, derreter num tacho pequeno as folhas de gelatina em lume brando, mexendo sempre até ficar líquido.
Quanto a gelatina estiver líquida, junta-a às natas e bater mais um pouco para ficar bem misturado.
 
Verte o preparado na forma sobre a bolacha.
Levar novamente ao frigorífico no mínimo duas/três horas antes de servir para solidificar.
O doce espalha-se com um garfo (se for muito espesso pode misturar-se numa tigela com uma colher de chá de água para facilitar).
O doce só se deve colocar no fim quando for para servir.

4 comentários: