sábado, 22 de setembro de 2012

Canja (como faz a minha Mãe)

Meus amigos e minhas amigas, lamento, mas uma boa e deliciosa canja não se faz com caldo Knorr! Pronto! Tenho dito!
E numa boa canja, nunca, mas nunca, pode faltar a hortelã.

Uma boa canja, daquelas que parece que foi feita pela nossa avozinha, faz-se com a água da cozedura do frango.
E dizem voces "Eh! mas isso não dá muito trabalho??"
Eu respondo: um pouco. Mas.. vale a pena.

E para esta canja maravilhosa é necessário um utensílio que, pelo que me tenho apercebido, tem tendência a escassar nos novos lares portugueses: a panela de pressão. Já me disseram que não têm por receio.. "aquilo ali a apitar.. ah e tal parece que vai explodir.." nada disso. Basta saber como a usar corretamente.
Quando comprada, há que prepará-la tal e qual como mandam as instruções. Depois, para o seu uso, nunca se deve usar muita água ou enche-la até ao topo. Usa-se pouca água, no máximo, até pouco mais do meio da panela.

Ora bem vamos pegar em meio franguinho (inteiro ou cortado aos pedaços) e colocar na panela de pressão. Temperar de sal grosso (uma colher de sopa), 1 dente de alho inteiro, uma folha de louro, meia cebola e metade de um limão.
Vamos por água até meio da panela, e fechá-la bem.
Leva-se a lume forte, e quando o pipo começar a rodar, vamos diminuir o lume para o mínimo, e esperar entre 20-25 minutos. Parar o lume e esperar que o pipo pare de rodar, e tirar o resto do vapor levantando o pipo ligeiramente. Só quando todo o vapor sair é que tiramos o pipo e abrimos a panela, com o frango bem cozidinho.

Aproveita 2 chávenas da água da cozedura do frango e, noutro tacho, vamos por essa água, e acrescentar água fria (1 litro, +-) e levamos ao lume forte para ferver a água, e também temperar de mais um pouco de sal (meia colher de sopa).  Tapar o tacho para ser mais rápido. Enquanto a água não ferve, desfiar o frango muito bem. Quando a água estiver a ferver, juntamos a massa (pevide, cubinhos, letras, qualquer dessas massinhas) e o frango desfiado, tapa-se novamente o tacho e reduz-se o lume para o mínimo.

A massa coze entre 10-15 minutos.
Quando pronta, vamos parar o lume, juntar 2 folhas de hortelã e tapar novamente. Deixar apurar por mais 5m. A hortelã nunca deve ser acrescentada durante a cozedura e sim, no fim.

Et... voilá!!!


2 comentários:

  1. Sou das que receiam a panela de pressão... Que fazer?! Não consigo! Há quem ponha cenoura na canja :)

    ResponderEliminar
  2. Sou das que não dispensa a panela de pressão...consegue-se cozinhar muito + rápido... :=)! Esta canja tem muito bom aspecto...

    ResponderEliminar